Pássaros

passarosOs “passarinheiros” chegaram. Que bom! Com máquinas fotográficas, gravadores, a pé, em silêncio. Ficam felizes quando encontram a Saíra, o Bem-te-vi, o Pavó, o Sabiá, o Pica-Pau, o Sanhaço, etc. Só não podem fazer barulho, para não assustá-los. Querem ouvir seus cantos e gravá-los.

A Pousada Água Azul, localizada no município de Fortaleza da Minas, caracteriza-se por apresentar áreas de florestas preservadas, além das áreas de lazer contendo árvores de diversas espécies. Por estar situada em uma região que já perdeu boa parte de sua cobertura vegetal nativa, a Pousada Água Azul representa uma importante área de refúgio para as espécies de aves nativas da região, além de outros representantes da fauna.

Durante nossa permanência na Pousada de 02.07.02 a 05.07.02, identificamos um total de 68 espécies de aves. O número de espécies de aves residentes na área da Pousada Água Azul deve ser significativamente maior, pois nossa permanência foi curta para um levantamento mais completo. De qualquer modo, esta amostra representa uma boa parte das espécies mais comuns do local. Além da preservação de parte da mata nativa, outros fatores que contribuem para a ocorrência das aves na Pousada são a presença de pomares e de abrigos seguros para a construção de ninhos.

Marcelo Pontes Oliveira
Amaro Luiz Alves

 
aves-capa bem-ti-vi bico-chato bico-de-pimenta cambacica caneleiro-castanho choca-barrada chopim-do-brejo chorozinho-de-bone curruira encontro fogo-pago gaviao-carijo gaviao-carrapateiro gralha-picaca graveteiro-2 graveteiro jandaia-do-sol-da-testa-vermelha pipira-preta-macho pitiguari pula-pula-amarelo pula-pula-pichito quero-quero relogio risadinha rolinha-caldo-de-feijao sabia-barranqueiro sabia-laranjeira sabia-poca sagui sai-azul-femea sai-azul-macho saira-amarela saira-viuva sanhaco-do-coqueiro sanhaco-do-mamoeiro seriema suiriri-cavaleiro tico-tico-do-mato tico-tico-rei-vermelho tiziu-femea tiziu-macho trina-ferro tucano-toco tuim-da-asa-azul vi-vi viuvinha beija-flor-de-canto